O Clássico dos Milhões nas urnas: eleições 2020 e a maior rivalidade do Rio de Janeiro

                                                                         Alexandre Vinicius Nicolino Maciel [1.1]

Imagem 1
    Logo após a apuração dos votos do primeiro turno das eleições municipais de 2020 circulou pelas redes sociais um áudio do ex-zagueiro e ídolo vascaíno Odvan no qual expressava a sua decepção com a quantidade de votos recebidos na disputa por uma cadeira no poder legislativo da cidade de Campos dos Goytacazes no norte fluminense[1]. Essa não era a primeira empreitada do “Zagueiro-Zagueiro” na política, em 2016 ele recebeu 591 votos pelo PPS (Partido Popular Socialista)[2] que lhe valeu uma vaga de suplente pela coligação “Campos Vai Ser Diferente”[3]. Para o pleito de 2020 Odvan se valeu de um apoio mútuo com o candidato à presidência do Club de Regatas Vasco da Gama, o advogado Luiz Roberto Leven Siano e prometia, caso eleito, a construção de uma sede da Casa Vasco, uma das promessas de campanha de Leven para a presidência do clube. No santinho de divulgação da campanha Odvan exaltava sua ligação com o clube da cruz de malta ao aparecer vestido com uma camisa da equipe e nas urnas seu nome era acompanhado da sua posição em campo:

Imagem 2

    No entanto, como já dito, o resultado nas urnas não foi o esperado, somente 228 eleitores[1], o que o fez ocupar o 194º lugar entre os candidatos da cidade, depositaram sua confiança no ex-jogador que creditou a não eleição aos torcedores vascaínos, numa clara mostra de que o objetivo do ex-jogador era valer-se dos feitos alcançados durante o período que atuou pelo clube da colina para conquistar votos nas urnas. Essa prática não é única e muito menos inédita, inúmeros esportivas e dirigentes já se valeram dela para conquistar cargos públicos[2]. Mas o objetivo dessa análise não é analisar esse panorama, o que pretendo neste artigo é debater uma das maiores rivalidades nacionais a partir das urnas e como o passado recente de cada clube refletiu no desempenho de personagens ligados a essas instituições nas eleições de 2020.

A rivalidade entre o Clube de Regatas do Flamengo e Club de Regatas Vasco da Gama nasce ainda no século XIX no remo e é transportada para os campos de futebol na terceira década do século XX. Os sites NetVasco[3] e oGol[4] indicam que o primeiro embate entre as equipes aconteceu em 29 de Abril de 1923 e terminou com a vitória vascaína por 3x1. O jogo válido pelo Campeonato Carioca foi realizado no campo da Rua Paysandu (ou Paissandú na grafia original). Já o site Flaestatística indica que o primeiro embate ocorreu em 26 de março de 1922 pelo Torneio Início do Rio de Janeiro. O jogo no estádio das Laranjeiras terminou com vitória rubro-negra por 1x0[5]. Como bom vascaíno eu deveria me ater aos dados que apontam a vitória logo no jogo inaugural do confronto, mas como acadêmico e com a ausência de fontes mais precisas sobre o fato é mais correto apontar os dois eventos. Além de embates no Remo e no Futebol o clássico já foi disputado em inúmeras outras modalidades esportivas, decidindo títulos estaduais e até nacionais como foi o caso da final da Superliga de vôlei feminino em 2001[6]. A cada eleição essa rivalidade é transportada para as urnas, personagens históricas de ambos os clubes se lançam no cenário político apelando os votos dos torcedores e quase sempre com promessas voltadas para a instituição.

Dirigentes e ex-atletas se lançam nesse jogo e a história sempre mostrou a importância que os títulos possuem na adesão ou rejeição à campanha eleitoral e podemos notar isso ao analisarmos as trajetórias políticas dos principais cartolas dos clubes durante suas histórias. O ex-presidente rubro-negro Márcio Braga, mandatário com o maior número de títulos pelo clube, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado federal após a ótima primeira passagem como presidente da instituição. A Taça Libertadores e o Mundial de Clubes de 1981, além de outras conquistas recentes foram essenciais para que Braga fosse eleito deputado federal em 1982 e reeleito em 1986[7]. Já no lado cruzmaltino Eurico Miranda não foi eleito em 1990 em decorrência de uma passagem tumultuada como diretor da CBF, na qual ficou marcado como o responsável pela escolha de Sebastião Lazaroni como técnico da equipe que decepcionou no Mundial da Itália[8] e por um mal desempenho do Vasco no Campeonato Brasileiro daquele[9]. Mas em 1994 após o inédito tricampeonato estadual do Vasco é eleito pela primeira vez e reeleito em 1998, apoiado pelos títulos do Campeonato Brasileiro em 1997 e da Taça Libertadores em 1998[10]. Tanto Miranda, quanto Braga não lograram sucesso em eleições posteriores. O vascaíno não teve êxito em 2002, 2006 e 2010[11] período em que o clube amargava grande seca de títulos e o primeiro rebaixamento para a segunda divisão, enquanto o rubro-negro não conseguiu ser reeleito em 1990[12], ano em que o Flamengo foi 4° colocado no campeonato carioca[13] e 13° no campeonato brasileiro[14].O único título no ano veio depois das eleições, a Copa do Brasil foi conquistada somente em 7 de novembro, ao passo que as eleições ocorreram em outubro[15].

Em 2020 esse panorama se repetiu, além do já citado Odvan outros três ídolos vascaínos se candidataram a uma vaga de vereador. No Rio de Janeiro Roberto Dinamite ídolo máximo do clube se candidatou pelo Democracia Cristã e ex-atacante Sorato, autor do gol que garantiu o bicampeonato nacional para o Vasco em 1989, foi candidato pelo AVANTE. Já o Pequeno Príncipe Geovani foi candidato do Progressistas em Vila Velha-ES. Do lado rubro-negro as candidaturas se restringiram aos dirigentes, o ex-presidente do clube entre 2013-2018 Eduardo Bandeira De Mello foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro pela Rede Sustentabilidade, o mesmo cargo teve o diretor geral do clube entre 2014 e 2018 Fred Luz como candidato pelo Partido Novo. Membro da atual gestão o vice-presidente de futebol Marcos Braz foi candidato a vereador pelo Partido Liberal. Desses somente Dinamite e Geovani já haviam exercido algum mandato eletivo. O ex-atacante foi vereador do munícipio do Rio de Janeiro entre 1992 e 1994 e deputado estadual por cinco mandatos (1994, 1998, 2002, 2006 e 2010), mas desde 2014 acumula insucessos nas disputas eleitorais. Nesse ano foi o 156º mais votado com 9.452 votos (o 26º dentre os candidatos do PMDB seu partido à época)[16] e em 2016 foi o 9º mais votado pelo SOLIDARIEDADE conquistando 2.518 votos[17]. Geovani foi eleito deputado estadual no Espírito Santo em 2002[18], não alcançando a reeleição em 2006[19]. Ainda se candidatou outra vez ao cargo em 2010[20] e sem sucesso para a prefeitura de Vila Velha como vice-prefeito da chapa encabeçada por João Babá (PT) em 2012[21]. O outro da lista com candidaturas anteriores é Bandeira de Mello, nos últimos meses da sua gestão à frente do clube da Gávea foi a candidato mais votado da REDE para o cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro, mas os seus 38.500 votos não foram suficientes para conquistar uma vaga na Câmara Federal[22]. As derrotas de ambos os ex-presidentes têm relação direta com a ausência de resultados em campo. Enquanto Roberto Dinamite em seus seis anos como presidente do Vasco acumulou dois rebaixamentos, um inclusive no ano anterior às eleições, e apenas um título relevante (a Copa do Brasil em 2011), Bandeira de Mello mesmo reestruturando economicamente o Flamengo pouco conquistou em campo: em dois triênios levantou uma Copa do Brasil (2013), dois estaduais (2014 e 2017) e alguns “cheirinhos”, modo como os insucessos da equipe de futebol ficaram conhecidos no período.

O cenário para 2020 no campo e nas administrações era distinto, enquanto o Flamengo enfileirava títulos e investia pesado em contratações, o Vasco seguia a sua luta constante contra o rebaixamento, acumulando salários atrasados e dívidas, além de um cenário político caótico. Em comum só o alinhamento político com FERJ e governo Bolsonaro pelo retorno das competições esportivas[23]. Nas urnas o êxito também foi rubro-negro, pelo menos na disputa para a casa Legislativa. Marcos Braz foi o 6º vereador mais votado no munícipio do Rio de Janeiro com 40.938 votos[24]. Enquanto Sorato, que também se valia do apoio de Leven Siano e de outros ídolos do clube como fizera Odvan, foi o 212º colocado com 1.998 votos[25], duas posições acima e três votos a mais que o ex-companheiro de vestiário Roberto Dinamite, 214º com 1.995 votos[26]. Já na disputa pelo Palácio da Cidade e pelo edifício do Centro Administrativo São Sebastião o passado rubro-negro não foi suficiente para Bandeira de Mello e Fred Luz, o candidato da REDE foi o 8º mais votado com 65.296 votos[27], seguido do seu antigo braço direito que conquistou 46.246 votos[28]. A candidatura de Geovani também não decolou e alcançou somente 651 votos que lhe renderam uma vaga como suplente da cidade localizada na Região Metropolitana de Vitória[29].

Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7
Imagem 8


         Como visto nas imagens acima todos os candidatos buscaram de alguma forma exaltar seus passados esportivos nas campanhas, seja vestindo a camisa, utilizando elementos de fácil identificação com a instituição, exaltando os feitos administrativos ou outorgando para si a figura de representante do clube na política, prática que foi repetida por outras candidaturas esportivas. Um levantamento feito pelo jornalista Demétrio Vecchio para o portal UOL mostra que em 2020 o sucesso de Marcos Braz foi uma exceção entre os candidatos do esporte, segundo Vecchio somente cinco ex-atletas conseguiram se eleger vereador, nenhum em capitais[30]. Os dados mostram que se apoiar no passado esportivo e criar uma imagem de outsider se mostrou ineficaz nas últimas eleições. Esses apontamentos têm base nas análise de Esther Solano, doutora em Ciências Sociais pela Universidad Complutense de Madrid e professora da Universidade Federal de São Paulo, e Viviane Gonçalves Freitas, doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília, ambas entrevistadas no já citado levantamento. Segundo Viviane:

A trajetória anterior ao momento de sua primeira candidatura é fundamental para qualquer pessoa que pensa em se candidatar. É a rede estabelecida, o capital político e social acumulado, ou seja, como se tornou uma pessoa conhecida e influente, um dos pontos que o partido considerará ao avaliar a viabilidade da candidatura. Em outras palavras, se essa popularidade pode ser, de fato, convertida em votos.[31]

É essa popularidade que é a chave da nossa análise, como já dito acima conquistas são primordiais para a adesão ou não a uma candidatura política. Todos os personagens aqui citados marcaram seus nomes na história dos clubes com conquista, algumas muito relevantes, outras nem tanto, mas não deixam de ter o nome gravado na sala de troféus. No entanto, num país marcado pelo pouco apreço à História, fator que causa um panorama de curta memória, nada mais comum de que os outsiders do futebol que marcaram seus nomes na história dos clubes mais recentemente tivessem maior êxito nas urnas.  Os mesmos títulos que Marcos Braz conquistou com o Flamengo foram conquistados por Sorato e Odvan, a diferença é que o rubro-negro levantou troféus há menos de um ano das eleições, enquanto as conquistas dos cruzmaltinos têm mais de duas décadas. A análise do médico e neurocientista Iván Izquierdo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é bem categórica sobre o elemento supracitado: “Somos exatamente o que nos lembramos e também somos aquilo que não queremos lembrar”[32]. Todo eleitor em 2020 viveu o grande ano do Flamengo de 2019, seja torcendo a favor ou contra. No entanto, muitos nem viram as conquistas vascaínas ou esses ídolos em campos (aqui eu me insiro também). Há ainda os que preferem lembrar da administração de Bandeira de Mello e Fred Luz como a que não conquistou nada e a de Dinamite como a que rebaixou o Vasco duas vezes, mas se esquecem (ou optam por esquecer) que a primeira passagem de Braz pelo futebol rubro-negro durante a gestão de Patricia Amorim também não resultou em títulos relevantes ou bons resultados.

Portanto não são apenas os títulos ou passados de glórias que determinam o voto para os candidatos do esporte, mas sim o que a memória recente sobre ele reflete no torcedor. E no Clássico dos Milhões das urnas deu  Flamengo, como tem ocorrido no histórico recente do embate. Porém, venceu mesmo quem tem conquistas mais frescas na memória e quem não é derrotado pelo rival desde que retornou à gestão do clube, quem saiu vencedor no clássico das urnas nas eleições de 2020 foi Marcos Braz e a diretoria rubro-negra alinhada ao Bolsonarismo, mas isso é assunto para um outro artigo.




[1] ELEIÇÕES 2020. Resultados para Vereador em Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro. Gazeta do Povo, Curitiba. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2020/resultado/rj/campos-dos-goytacazes/vereador/ >. Acesso em 01 dezembro 2020.

[2] Em outubro de 2020 apresentei uma comunicação no evento História Vista Pela Janela, no qual debati o uso político do futebol na América Latina, tal comunicação pode ser visualizada no link: https://youtu.be/f8IXY7CPeFU e esclarece de forma mais concisa essa temática. Por isso não estenderei tal temática aqui nesse artigo.

[3] PRAIS, Mauro. Flamengo x Vasco. NETVASCO, Rio de Janeiro, Atualizado em 28 julho 2020. Disponível em : < https://www.netvasco.com.br/mauroprais/futrio/flaxvas.html >. Acesso em 28 dezembro 2020.

[4] OGOL. Flamengo vs Vasco. OGOL. Disponível em : < https://www.ogol.com.br/xray.php?equipa_id=2240&equipa_vs_equipa_id=2258&id_comp=0&ond=&grp=1&epoca_ini=0&page=17 >. Acesso em 28 dezembro 2020.

[5] JÚNIOR, Celso; VAZ, Arturo. Jogos Oficiais do Clube de Regatas do Flamengo durante a década de 1920. FlaEstatística. Disponível em : < https://flaestatistica.com.br/jogos-oficiais/1920/p3 >. Acesso em 28 dezembro 2020.

[6] DA SUCURSAL DO RIO. Flamengo bate o Vasco no 1º jogo decisivo. Folha de São Paulo, São Paulo, 08 abril 2001. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0804200140.htm >. Acesso em 29 dezembro 2020.

[7] SOUSA, Luís Otávio de; CORDEIRO Sandra. MARCIO BAROUKEL DE SOUSA BRAGA – Verbete. CPDOC-FGV. Disponível em: < http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/marcio-baroukel-de-sousa-braga >. Acesso em 29 dezembro 2020.

[8] PLACAR. São Paulo: Editora Abril, nº 972, 27 janeiro 1989. Disponível em: < https://books.google.com.ar/books?id=V61fR6FI-WEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false >. Acesso em 29 dezembro 2020.

[9] OGOL. Campeonato Brasileiro Série A 1990. OGOL. Disponível em: < https://www.ogol.com.br/edition.php?id_edicao=2674  >.  Acesso em 29 dezembro 2020.

[11] Ibidem.

[12] SOUSA, Luís Otávio de; CORDEIRO Sandra. Op. Cit.

[13] OGOL. Campeonato Carioca 1990, OGOL. Disponível em: < https://www.ogol.com.br/edicao.php?id_edicao=37026 >.  Acesso em 29 dezembro 2020.

[14] OGOL. Campeonato Brasileiro Série A 1990, Op. Cit.

[15] ASSESSORIA CBF. Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 1990. CBF, 05 setembro 2017.Disponível em: < https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/copa-brasil-masculino/flamengo-o-campeao-da-copa-do-brasil-de-1990 >.  Acesso em 29 dezembro 2020.

[16] UOL ELEIÇÕES 2014. Apuração 1º Turno. UOL. Disponível em: < https://placar.eleicoes.uol.com.br/2014/1turno/rj/apuracao-no-estado/ >. Acesso em 29 dezembro 2020.

[17]  UOL ELEIÇÕES 2016. Apuração 1º turno. UOL. Disponível em: < https://placar.eleicoes.uol.com.br/2016/1turno/rj/rio-de-janeiro/ >. Acesso em 29 dezembro 2020.

[18] SOUZA, Filipe. Do Esporte para o campo político, ex-atletas disputam vagas nas câmaras do Es. A Gazeta, Vitória, 13 outubro 2020. Disponível em: < https://www.agazeta.com.br/colunas/filipe-souza/do-esporte-para-o-campo-politico-ex-atletas-disputam-vagas-nas-camaras-do-es-1020 >. Acesso em 30 dezembro 2020.

[20] Ibidem.

[21] NOSSA, Leandro. Babá (PT) propõe construção de complexo olímpico em Vila Velha. G1, Espírito Santo, 29 agosto 2012. Disponível em: < http://g1.globo.com/espirito-santo/eleicoes/2012/noticia/2012/08/baba-pt-propoe-construcao-de-complexo-olimpico-em-vila-velha.html >. Acesso em 30 dezembro 2020.

[22] UOL ELEIÇÕES 2018. Apuração 1º turno. UOL. Disponível em: <  https://placar.eleicoes.uol.com.br/2018/1turno/rj/apuracao-no-estado/ >. Acesso em 29 dezembro 2020.

[23] SIQUEIRA, Igor; NEVES, Marcello. Bolsonaro se reúne com presidentes de Flamengo e Vasco, e treinos em Brasília são discutidos. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 2020. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/esportes/bolsonaro-se-reune-com-presidentes-de-flamengo-vasco-treinos-em-brasilia-sao-discutidos-24434654 >.  Acesso em 30 dezembro 2020.

[25] Ibidem

[26] Ibidem.

[27] Ibidem

[28] Ibidem

[29] ELEIÇÕES 2020. Candidatos a Vereador em Vila Velha-ES - Geovani Silva. Diário Cidade. Disponível em: < https://www.diariocidade.com/es/vila-velha/eleicoes/2020/candidatos/vereador/geovani-silva-11008/#:~:text=Candidato%20do%20PP%20para%20Vereador,Vila%20Velha%20nas%20Elei%C3%A7%C3%B5es%202020 >. Acesso em 30 dezembro 2020.

[30]  BASSOLI, Fernando 'CORNETA CAIPIRA' (cornetacaipira). “Ex-zagueiro Odvan "não foi muito bem" nas urnas e ficou chateado com a torcida do Vasco.” 16 novembro 202, 21:35. Tweet. Disponível em: < https://twitter.com/cornetacaipira/status/1328496846097047552?s=20 >. Acesso em 28 de dezembro 2020.

[32] ELEIÇÕES 2016. Guia dos Candidatos. Gazeta do Povo, Curitiba. Disponível em: <  https://especiais.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2016/campos-dos-goytacazes-rj/vereador/odvan-23333/ >. Acesso em 28 de dezembro 2020.

[33] VECCHIO, Demétrio. Especialistas explicam por que atletas fracassaram nas eleições. UOL, 17 novembro 2020. Disponível em: < https://www.uol.com.br/esporte/colunas/olhar-olimpico/2020/11/17/como-momento-politico-do-pais-fez-candidaturas-de-atletas-fracassarem.htm >. Acesso em 30 dezembro 2020.

[34] FREITAS, Viviane Gonçalves. VECCHIO, Demétrio. Especialistas explicam por que atletas fracassaram nas eleições. UOL, 17 novembro 2020. Disponível em: < https://www.uol.com.br/esporte/colunas/olhar-olimpico/2020/11/17/como-momento-politico-do-pais-fez-candidaturas-de-atletas-fracassarem.htm >. Acesso em 30 dezembro 2020.

[35] PIVETTA, Marcos. Iván Izquierdo: Lembranças e omissões - Neurocientista fala sobre a importância das memórias e também do esquecimento. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Edição 99, maio 2004. Disponível em: < https://revistapesquisa.fapesp.br/lembrancas-e-omissoes/ >. Acesso em 30 dezembro 2020.


LINK DAS IMAGENS

Imagem 1 (Zico e Roberto Dinamite se cumprimentam antes de uma partida entre Flamengo e Vasco na década de 1980): http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/07/29/zico82_glo62.jpg

Imagem 2 (Campanha de Odvan para vereador de Campos): https://www.facebook.com/ZagueiroZagueiroOficial/photos/100387535172653

Imagem 3 (Campanha de Marcos Braz para vereador do Rio de Janeiro): https://marcosbrazrio.com.br/wp-content/uploads/2020/10/marcos-braz-sidebar.jpeg  

Imagem 4 (Campanha de Sorato para vereador do Rio de Janeiro): https://www.facebook.com/SoratoAguinaldo/photos/a.1331895520325622/1678420709006433/

Imagem 5 (Campanha de Roberto Dinamite para vereador do Rio de Janeiro): https://www.facebook.com/rdinamite10/photos/3380268498728271

Imagem 6 (Campanha de Fred Luz para a prefeitura do Rio de Janeiro): https://pbs.twimg.com/media/EmzAF6cW4AAYhzS.jpg

Imagem 7 (Campanha de Eduardo Bandeira de Mello para a prefeitura do Rio de Janeiro): https://www.facebook.com/eduardobandeirademello/photos/948831885604343/

Imagem 8 (Campanha de Eduardo Bandeira de Mello para a prefeitura do Rio de Janeiro): https://www.facebook.com/eduardobandeirademello/photos/952354931918705/

Imagem 9 (Mesa diretora da Câmara do Rio de Janeiro eleita para o biênio 2021/22. Marcos Braz ocupará o cargo de 2º secretário: http://www.camara.rj.gov.br/scriptcase/file/img/WhatsApp%20Image%202021-01-01%20at%2014.31.15.jpeg

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSESSORIA CBF. Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 1990. CBF, 05 setembro 2017.Disponível em: < https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/copa-brasil-masculino/flamengo-o-campeao-da-copa-do-brasil-de-1990 >.  Acesso em 29 dezembro 2020.

BASSOLI, Fernando 'CORNETA CAIPIRA' (cornetacaipira). “Ex-zagueiro Odvan "não foi muito bem" nas urnas e ficou chateado com a torcida do Vasco.” 16 novembro 202, 21:35. Tweet. Disponível em: < https://twitter.com/cornetacaipira/status/1328496846097047552?s=20 >. Acesso em 28 de dezembro 2020.

DA SUCURSAL DO RIO. Flamengo bate o Vasco no 1º jogo decisivo. Folha de São Paulo, São Paulo, 08 abril 2001. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0804200140.htm >. Acesso em 29 dezembro 2020.

ELEIÇÕES 2016. Candidatos a Vereador de CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ. Gazeta do Povo, Curitiba. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/apuracao/resultados-eleicoes-2016-primeiro-turno/campos-dos-goytacazes-rj/vereador/ >. Acesso em 28 de dezembro 2020.

ELEIÇÕES 2016. Guia dos Candidatos. Gazeta do Povo, Curitiba. Disponível em: <  https://especiais.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2016/campos-dos-goytacazes-rj/vereador/odvan-23333/ >. Acesso em 28 de dezembro 2020.

ELEIÇÕES 2020. Candidatos a Vereador em Vila Velha-ES - Geovani Silva. Diário Cidade. Disponível em: < https://www.diariocidade.com/es/vila-velha/eleicoes/2020/candidatos/vereador/geovani-silva-11008/#:~:text=Candidato%20do%20PP%20para%20Vereador,Vila%20Velha%20nas%20Elei%C3%A7%C3%B5es%202020 >. Acesso em 30 dezembro 2020.

ELEIÇÕES 2020. Apuração Rio de Janeiro - RJ. Folha de São Paulo. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/poder/eleicoes/2020/apuracao/1turno/rj/rio-de-janeiro/60011.shtml >. Acesso em 30 dezembro 2020.

JÚNIOR, Celso; VAZ, Arturo. Jogos Oficiais do Clube de Regatas do Flamengo durante a década de 1920. FlaEstatística. Disponível em : < https://flaestatistica.com.br/jogos-oficiais/1920/p3 >. Acesso em 28 dezembro 2020.

OGOL. Flamengo vs Vasco. OGOL. Disponível em : < https://www.ogol.com.br/xray.php?equipa_id=2240&equipa_vs_equipa_id=2258&id_comp=0&ond=&grp=1&epoca_ini=0&page=17 >. Acesso em 28 dezembro 2020.

OGOL. Campeonato Carioca 1990, OGOL. Disponível em: < https://www.ogol.com.br/edicao.php?id_edicao=37026 >.  Acesso em 29 dezembro 2020.

OGOL. Campeonato Brasileiro Série A 1990. OGOL. Disponível em: < https://www.ogol.com.br/edition.php?id_edicao=2674  >.  Acesso em 29 dezembro 2020.

PIVETTA, Marcos. Iván Izquierdo: Lembranças e omissões - Neurocientista fala sobre a importância das memórias e também do esquecimento. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Edição 99, maio 2004. Disponível em: < https://revistapesquisa.fapesp.br/lembrancas-e-omissoes/ >. Acesso em 30 dezembro 2020.

PLACAR. São Paulo: Editora Abril, nº 972, 27 janeiro 1989. Disponível em: < https://books.google.com.ar/books?id=V61fR6FI-WEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false >. Acesso em 29 dezembro 2020.

PRAIS, Mauro. Flamengo x Vasco. NETVASCO, Rio de Janeiro, Atualizado em 28 julho 2020. Disponível em : < https://www.netvasco.com.br/mauroprais/futrio/flaxvas.html >. Acesso em 28 dezembro 2020.

SOUSA, Luís Otávio de; CORDEIRO Sandra. MARCIO BAROUKEL DE SOUSA BRAGA – Verbete. CPDOC-FGV. Disponível em: < http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/marcio-baroukel-de-sousa-braga >. Acesso em 29 dezembro 2020.

SIQUEIRA, Igor; NEVES, Marcello. Bolsonaro se reúne com presidentes de Flamengo e Vasco, e treinos em Brasília são discutidos. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 2020. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/esportes/bolsonaro-se-reune-com-presidentes-de-flamengo-vasco-treinos-em-brasilia-sao-discutidos-24434654 >.  Acesso em 30 dezembro 2020.

SOUZA, Filipe. Do Esporte para o campo político, ex-atletas disputam vagas nas câmaras do Es. A Gazeta, Vitória, 13 outubro 2020. Disponível em: < https://www.agazeta.com.br/colunas/filipe-souza/do-esporte-para-o-campo-politico-ex-atletas-disputam-vagas-nas-camaras-do-es-1020 >. Acesso em 30 dezembro 2020.

TOSTE, Alexandra; SOUSA, Luís Otávio de. EURICO ANGELO DE OLIVEIRA MIRANDA - Verbete. CPDOC-FGV. Disponível em: <  http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/eurico-angelo-de-oliveira-miranda >. Acesso em 29 dezembro 2020.

UOL ELEIÇÕES 2014. Apuração 1º Turno. UOL. Disponível em: < https://placar.eleicoes.uol.com.br/2014/1turno/rj/apuracao-no-estado/ >. Acesso em 29 dezembro 2020.

UOL ELEIÇÕES 2016. Apuração 1º turno. UOL. Disponível em: < https://placar.eleicoes.uol.com.br/2016/1turno/rj/rio-de-janeiro/ >. Acesso em 29 dezembro 2020.

UOL ELEIÇÕES 2018. Apuração 1º turno. UOL. Disponível em: <  https://placar.eleicoes.uol.com.br/2018/1turno/rj/apuracao-no-estado/ >. Acesso em 29 dezembro 2020.

VECCHIO, Demétrio. Especialistas explicam por que atletas fracassaram nas eleições. UOL, 17 novembro 2020. Disponível em: < https://www.uol.com.br/esporte/colunas/olhar-olimpico/2020/11/17/como-momento-politico-do-pais-fez-candidaturas-de-atletas-fracassarem.htm >. Acesso em 30 dezembro 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O OLHAR SOCIAL SOBRE CAPITU: análise e considerações acerca da representação feminina em Dom Casmurro

Uma Geração de Reconstrutores

Três Princípios para a Bênção de Deus