O que é escrever História?
É preciso dizer que a História fala muito mais sobre o tempo na qual foi escrito do que propriamente do período retratado. Com isso, podemos inferir e destacar que a escrita da história tem um posicionamento político, ideológico, social e econômico, que demarca uma visão de estado próprio.
Obviamente, pode-se questionar o porque dedeterminados agentes históricos serem excluídos de determinado processo. Nitidamente, o fato é que a História pode ser repensada e reescrita, para entender isso, facilitando muito o processo no momento em que formos pensar sobre temáticas que envolvam certos mecanismos de pensamentos e metodologias, que fujam ao padrão estabelecido pelos ideais eurocentricos (citando como exemplo os estudos decoloniais e identitários).
Nesse caso, o samba enredo apresentado pela Mangueira segue exatamente essa linha, quando trata e pensa em dar voz aos marginalizados ou aqueles que foram excluídos dessa análise do processo, além de pensarem na visão dos negros, dos indígenas e das mulheres sobre os fatos que foram narrados pelo dito "homem branco" (que em minha opinião, foi perfeito).
Será preciso estabelecer uma ligação muito clara sobre a composição da arte, do carnaval e da cultura na construção de valores sociais e culturais, que serão capazes de trazerem para a realidade do do povo brasileiro esse lugar de que existem povos, etnias, línguas, individuos e culturas "apagadas e silenciadas" dentro de um processo de dominação truculento e opressivo desde 1500, por isso nossa luta deve ser sempre na contramão do sistema que tenta fazer a manutenção dessa lógica de dominação e de apagamento.
Cabe ao Historiador, nesse sentido, escrever sobre um novo olhar, não um que faça um reducionismo ou que crie uma versão falaciosa de um período que nem se quer ocorreu, mas um que esteja visando chegar o mais próximo possível da realidade histórica daquele momento e entender que apesar das suas convicções, sua principal preocupação deve ser o método, o fundo ético da profissão que deve sem sombra de dúvida ser o único lugar em que devemos estar amparados.
Nos últimos anos sofremos com discursos de desmerecimento ao ofício que tanto orgulho, posso dizer ser o meu, entretanto o que nós move sempre será a capacidade de construir um mundo melhor pelo conhecimento e educação, apesar de tudo uma esperança reina em nós, aquela de que um dia alcaçaremos novas possibilidades e sonhos, além de que tudo irá passar.
Desde o presente momento agradeço pela leitura,
e desejo um excelente próxima vez no blog!!!!
Comentários
Postar um comentário